MINISTRO DE “CORAÇÃO CHEIO” COM PROMOÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA EM COMUNIDADE ESCOLAR

"O ministro da Educação disse hoje ter saído de “coração cheio” de Vila Nova da Barquinha, onde visitou o Centro Integrado de Educação e Ciências (CIEC), projeto pioneiro de promoção da cultura científica dentro da comunidade escolar.

“É enternecedor ver este projeto pedagógico”, disse Tiago Brandão Rodrigues depois de duas horas em interação com professores e alunos do CIEC, onde não se furtou à participação nas diversas atividades direcionadas para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico resolvendo equações, discutindo forças gravitacionais, o magnetismo ou as leis de Newton com os jovens estudantes, a quem deu ainda conselhos, sugestões de futuro e ajudou a construir transistores e circuitos integrados."

Noticia na íntegra em http://www.mediotejo.net/vn-barquinha-ministro-de-coracao-cheio-com-promocao-da-cultura-cientifica-em-comunidade-escolar/

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO VISITA O CIEC

"As pessoas vão-se cansar de me ouvir falar daquilo que vi hoje"
 
João Costa, Secretário de Estado da Educação visitou esta quinta-feira o evento “Barquinha de Experiências, Barquinha de Vivências” que decorreu durante dois dias na Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, que integra o espaço do CIEC e contou também com a visita do Diretor Geral de Educação, José Vitor Pedroso.
 
O Secretário de Estado da Educação falou aos jornalistas presentes e não se cansou de elogiar o espaço que tinha acabado de visitar. “Fala-se muito na Finlândia, mas em Portugal existem muitas Finlândias”, afirmou João Costa que se mostrou deslumbrado com a escola, um conceito inovador que junta às condições excecionais do moderno estabelecimento a existência de um dos mais recentes centros de divulgação da ciência no país (CIEC), que tem como público-alvo as crianças, funciona no seio da escola, podendo ser utilizado pela Comunidade nos períodos não letivos.
 
O evento teve como objetivo dar a conhecer este projeto pioneiro em Portugal – uma escola que integra no mesmo espaço um centro de ciência.
 
 
Visitas guiadas à escola e ao CIEC, aulas abertas no laboratório e conferências foram algumas das atividades que fizeram parte do programa, resultante da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Agrupamento de Escolas e Universidade de Aveiro.
 
O espaço está organizado em cinco áreas temáticas com módulos interativos contextualizados na história e cultura local – “Embarca com a Ciência”, “Explorando o Castelo”, “Explorando a Barquinha”, “Explorando o Tejo” e “Explorando o Voo”- através dos quais os visitantes podem explorar conteúdos e fenómenos científicos e tecnológicos.
 
ENTRONCAMENTONLINE, "As pessoas vão-se cansar de me ouvir falar daquilo que vi hoje", 19 maio de 2016. Disponível em: http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/%E2%80%9C-pessoas-v%C3%A3o-se-cansar-de-me-ouvir-falar-d
Acesso em. 20 maio de 2016.

Ciência nos Sabores: “A Arte e Ciência de Conservar Frutos”

No dia 15 de Fevereiro decorreu no CIEC a oficina "Ciência nos sabores: a arte e ciência de conservar frutos" orientada pela professora Lígia Peixeiro, contando com a coadjuvação da professora Dolores Silva e de alunos da Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha. A oficina decorreu no âmbito do projeto "Abrir horizontes" do Clube de gastronomia e ciência da Escola D. Maria II,  tendo sido integrada no projeto "Ciência & Arte nos Alimentos", do concurso "Pais com a Ciência". Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar algumas técnicas de conservação, tendo como base científica os processos físicos, químicos e biológicos inerentes. Neste sentido os participantes confecionaram chutney de pimento vermelho; chutney de cebola roxa; chutney de maçã; coentros em azeite; coalhada de limão; limões em salmoura; e compota de tomate verde. No final houve um momento de degustação das compotas, mostrando assim que a ciência é deliciosa e está em toda a parte, incluindo a nossa cozinha.

[12 3 4 5  >>