SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO VISITA O CIEC

"As pessoas vão-se cansar de me ouvir falar daquilo que vi hoje"
 
João Costa, Secretário de Estado da Educação visitou esta quinta-feira o evento “Barquinha de Experiências, Barquinha de Vivências” que decorreu durante dois dias na Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha, que integra o espaço do CIEC e contou também com a visita do Diretor Geral de Educação, José Vitor Pedroso.
 
O Secretário de Estado da Educação falou aos jornalistas presentes e não se cansou de elogiar o espaço que tinha acabado de visitar. “Fala-se muito na Finlândia, mas em Portugal existem muitas Finlândias”, afirmou João Costa que se mostrou deslumbrado com a escola, um conceito inovador que junta às condições excecionais do moderno estabelecimento a existência de um dos mais recentes centros de divulgação da ciência no país (CIEC), que tem como público-alvo as crianças, funciona no seio da escola, podendo ser utilizado pela Comunidade nos períodos não letivos.
 
O evento teve como objetivo dar a conhecer este projeto pioneiro em Portugal – uma escola que integra no mesmo espaço um centro de ciência.
 
 
Visitas guiadas à escola e ao CIEC, aulas abertas no laboratório e conferências foram algumas das atividades que fizeram parte do programa, resultante da parceria da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Agrupamento de Escolas e Universidade de Aveiro.
 
O espaço está organizado em cinco áreas temáticas com módulos interativos contextualizados na história e cultura local – “Embarca com a Ciência”, “Explorando o Castelo”, “Explorando a Barquinha”, “Explorando o Tejo” e “Explorando o Voo”- através dos quais os visitantes podem explorar conteúdos e fenómenos científicos e tecnológicos.
 
ENTRONCAMENTONLINE, "As pessoas vão-se cansar de me ouvir falar daquilo que vi hoje", 19 maio de 2016. Disponível em: http://www.entroncamentoonline.pt/portal/artigo/%E2%80%9C-pessoas-v%C3%A3o-se-cansar-de-me-ouvir-falar-d
Acesso em. 20 maio de 2016.

Ciência nos Sabores: “A Arte e Ciência de Conservar Frutos”

No dia 15 de Fevereiro decorreu no CIEC a oficina "Ciência nos sabores: a arte e ciência de conservar frutos" orientada pela professora Lígia Peixeiro, contando com a coadjuvação da professora Dolores Silva e de alunos da Escola D. Maria II de Vila Nova da Barquinha. A oficina decorreu no âmbito do projeto "Abrir horizontes" do Clube de gastronomia e ciência da Escola D. Maria II,  tendo sido integrada no projeto "Ciência & Arte nos Alimentos", do concurso "Pais com a Ciência". Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar algumas técnicas de conservação, tendo como base científica os processos físicos, químicos e biológicos inerentes. Neste sentido os participantes confecionaram chutney de pimento vermelho; chutney de cebola roxa; chutney de maçã; coentros em azeite; coalhada de limão; limões em salmoura; e compota de tomate verde. No final houve um momento de degustação das compotas, mostrando assim que a ciência é deliciosa e está em toda a parte, incluindo a nossa cozinha.

ATL’s “Ciência & Arte nos alimentos”

No âmbito do projeto Ciência & Arte nos alimentos, do concurso Pais com a Ciência, a equipa CIEC dinamizou durante as ATLs da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar, atividades relacionadas com a conservação dos alimentos e a arte & ciência do cozinhar. Neste contexto, as crianças realizaram atividades laboratoriais sobre as propriedades do açúcar na conservação dos alimentos e confecionaram compotas com frutos da época, nomeadamente, compota de pera, maçã e abóbora. Realizaram ainda uma visita ao Museu do Pão em Seia, na qual tiveram a oportunidade de: contactar com diferentes utensílios e formas de confeção do pão ao longo do tempo; conhecer o ciclo do pão; distinguir diferentes tipos de cereais como o milho, trigo e centeio; identificar benefícios do seu consumo; e, por fim, decorar o pão confecionado. 

[12 3 4 5  >>